Você sabe por que sente cãibras?

Quem nunca sentiu uma cãibra sequer, em algum momento da vida? Ela chega de repente e deixa a pessoa sem saber o que fazer, até porque parece travar os movimentos. Cada um encontra o melhor jeito para conseguir o alívio. Leia alguns relatos:

“Eu sinto mais cãibras na parte de trás da coxa. Logo que ela aparece, eu massageio o local para melhorar.” – Jônatas Alves, empresário.

“Eu tenho sentido cãibras com muita frequência. Elas incomodam. Faço massagem com álcool e vou movimentando, aos poucos, até passar.” – Dinalva Mauro, aposentada.

“Quando acontece, geralmente, eu estico o membro e alongo o músculo. Eu como banana para prevenir.” – Victor Guilherme Garcez, estudante.

“Eu paro tudo que estou fazendo, aí tento me esticar e espero passar.” – Janaína Bernardo Alves, estudante.

Elas são consideradas comuns por especialistas, desde que ocorram de forma esporádica. Pesquisas apontam que cerca de 95% das pessoas experimentam essa sensação, pelo menos, uma vez. E tem um detalhe muito importante: qualquer faixa etária está sujeita a ter, mas a prevalência é maior nas pessoas com mais de 60 anos de idade.

Você sabe como e por que elas surgem? Então entenda tudo a partir de agora.

Definição:
As cãibras são contrações súbitas, dolorosas e involuntárias. São espasmos musculares. O ser humano tem a capacidade de contrair e relaxar os músculos, por vontade própria. As cãibras caracterizam-se exatamente por uma situação contrária, na qual há essa contração sem que a pessoa tenha tido a intenção. “Pode acontecer em qualquer parte do corpo, com exceção do coração. Geralmente, são no abdômen e nas pernas”, esclarece o cirurgião vascular e diretor técnico da Angiomedi, Dr. Antonio Carlos de Souza.

Doenças
Alguém já parou para pensar nas causas das cãibras? Elas podem estar associadas às patologias de origem neurológica, cirrose hepática, anemia, esclerose, diabetes, alterações na tireoide e fraturas ósseas.

Outros fatores desencadeadores
Importante também esclarecer que nem sempre a raiz do problema, digamos assim, está nas doenças. É possível senti-las, por exemplo, depois de um longo tempo na mesma posição ou sentado de forma incorreta. Há ainda aquelas que aparecem antes, durante ou após as atividades físicas.

“Na maioria das vezes, ocorre quando se faz uma atividade física de forma intensa ou até não prevista, sem o aquecimento e o alongamento adequados. Pior que pode provocar acidentes graves, como é o caso do que acontece, por exemplo, dentro d’água. Uma situação totalmente imprevisível resultante da exaustão muscular associada à mudança súbita da temperatura. A musculatura está quente e imediatamente esfria e isso predispõe a cãibras”, ressalta o especialista.

Medicamentos
Alguns remédios podem causar cãibra, sabia? Os prescritos para reduzir o colesterol e tratar problemas psiquiátricos estão entre os vilões. “Mas tem um grupo que ganha destaque: o dos diuréticos. A explicação é simples. Eles promovem a perda de potássio pela urina, íon mais importante relacionado à origem das cãibras”, explica Dr. Antonio.

Gravidez
As cãibras estão na lista de reclamações das gestantes, principalmente depois do segundo trimestre. Nesse período, acometem muito à noite. E qual seria a explicação? O aumento de peso, que impacta nos músculos das pernas, e a pressão do feto em nervos e vasos sanguíneos seriam algumas das causas. “Tem ainda a diluição no potássio, no magnésio, no cálcio, em nível de fibra muscular. Em geral, após o parto isso volta completamente ao normal”, acrescenta.

Alerta
Uma ou duas vezes por semana é normal. Mas, se passar disso, é bom ir atrás de ajuda. O aumento da frequência e intensidade das cãibras é sinal suficiente da necessidade de ouvir alguém que entende do assunto. “A cãibra não é grave, mas pode significar um problema grave quando começa a incomodar e se torna muito frequente. Nessa situação, o recomendado é procurar um médico para investigar possíveis causas determinantes”, esclarece o especialista.

Especialista
Inicialmente, um clínico geral pode esclarecer as dúvidas. Quando há suspeita de que essas cãibras têm origem em problemas circulatórios, o melhor é consultar-se com um angiologista.

“Ele fará a triagem em busca das causas prováveis de cãibras frequentes e focará a investigação em possíveis problemas venosos na circulação das pernas ou até problemas arteriais. Os problemas venosos tendem a acontecer no período noturno, depois que o paciente deita. Já os arteriais, ou seja, a falta de circulação, resultam de um trabalho muscular. Ao descobrir o motivo, ele escolherá o procedimento mais adequado e eficaz para tratar”, explica.

Prevenção
Lembra-se de que, no início deste texto, o estudante Victor Guilherme Garcez disse que come banana para prevenir? Realmente, muita gente fala isso. Mas será que é verdade? O Dr. Antônio Carlos de Souza explica a origem dessa informação. De acordo com ele, a essência da cãibra associa-se à redução de água e eletrólitos, substâncias que, dissociadas ou ionizadas, originam-se em íons positivos e negativos. Entre eles, estão o potássio, o magnésio e o cálcio, que, em menor quantidade na fibra muscular, causam desequilíbrio, e a fibra entra em contração. “Daí vem a receita, que está no consciente coletivo, de que banana ajuda a diminuir, pelo fato dessa fruta ser uma fonte riquíssima em potássio. Outros alimentos também podem auxiliar na prevenção, como batata, batata doce, tomate e feijão.”

Separamos outras dicas para ajudar na prevenção:

  • antes e depois de qualquer atividade, use e abuse dos alongamentos;
  • hidrate-se ao longo do dia;
  • não exagere na cafeína;
  • nada de tomar remédios por conta própria. Medicamentos, só aqueles prescritos pelo médico.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?
O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não para, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Vamos conhecer um pouco da Angiomedi?
Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular