Água: fonte da vida e de saúde

Todo mundo sabe que a água é muito importante para o nosso organismo. Mas, por que ela é essencial?

Quando uma criança nasce, 80% do peso corporal são constituídos de água. Com o passar da idade, esse porcentual vai diminuindo e na idade adulta passa para, aproximadamente, cerca de 60% nos homens. Nas mulheres ainda é um pouco menos, por conta da quantidade de gordura que costuma ser maior. Então, só por essa proporção de água que se tem no organismo, dá para concluir a sua importância.

Sem água não há vida, já que sem ela não conseguimos nem manter o coração batendo e o sangue circulando. O sangue corresponde a 8% do peso do nosso corpo e grande quantidade do sangue também advém da água.

O Dr. Antonio Carlos Souza, angiologista da Angiomedi, ressalta, ainda, que a água é essencial para as reações químicas e que, sem ela, a absorção dos alimentos também não é possível. Os rins dependem da água para filtrar o sangue que, por sua vez, apresenta grande proporção de água. E ele aconselha sobre a quantidade ideal que precisamos ingerir. “Quando a gente faz um cálculo aproximado de qual a necessidade de água, vemos que é em torno de 30 ml por quilo, por dia, daí porque se fala, sempre, na ingestão em torno de 2 l, que seria a média para uma pessoa de 60 quilos”. Mas ele chama atenção para o fato de que quando se está exposto à umidade do ar mais baixa ou à atividade física mais intensa ou, ainda, temperaturas mais altas, estas necessidades tendem a aumentar.

Outro dado interessante citado pelo Dr. Antonio Carlos é que na vida moderna as pessoas acabam bebendo pouca água, pois ficam pouco expostas ao sol e às intempéries climáticas e, por isso, não percebem essa perda de água, que não é rápida e não gera sede. “A gente acaba bebendo menos água porque a gente trabalha no ar condicionado, não nota essa perda que é devagar”. E, por isso, ele ressalta a necessidade de fazer uma programação da ingestão de água. A dica é colocar sempre uma jarra ou uma garrafa onde você for, daí é possível colocar uma meta e cumprir.

Se a pessoa faz alguma atividade física, a intensidade desse exercício é proporcional à perda de água. Mas, de forma geral, em uma hora de atividade física, em média, é preciso repor cerca de 10 ml por quilo. Então, uma pessoa de 60 quilos precisa em torno de 500 a 600 ml de água.

Com o passar da idade, a quantidade de água no organismo vai diminuindo cada vez mais. Nas pessoas acima de 70 anos, por exemplo, a proporção de água no corpo vai caindo e chega a 50%. “O idoso por si só é desidratado, qualquer perda extra ele tende a desidratar muito facilmente. Além disso, o mecanismo que desencadeia sede nas pessoas idosas está inibido, ou seja, eles têm menos sensação de sede.” A dica é que, na terceira idade, a atenção com a hidratação precisa ser redobrada.

A água também interfere na questão estética e tem repercussão na aparência da pele, unha e cabelos. Por isso, fique atento e tome água!

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular