Cirurgia endovascular: mais segura e com rápida recuperação

O tratamento cirúrgico de doenças circulatórias, como aneurismas de aorta, oclusões vasculares e varizes, pode ser realizado de forma minimamente invasiva, com menos riscos para os pacientes e recuperação mais rápida. A cirurgia endovascular é feita através do interior do vaso, sem necessidade de grandes cortes ou apenas punções ou pequenas incisões. O cirurgião insere catéteres, geralmente pelas virilhas, para desobstrução de artérias ou introdução de endopróteses. Todo o procedimento é feito internamente, por isso não há necessidade de abertura do paciente.

Segundo o cirurgião vascular do CENTRO INTEGRADO DE ANGIOLOGIA, ANGIOMEDI, Dr. Antonio Carlos de Souza, a cirurgia endovascular é possível em 90% dos casos. A exceção são as cirurgias de emergência, como traumas decorrentes de projéteis ou faca com perfuração das artérias, que exigem uma intervenção imediata.

O cirurgião aponta as diversas vantagens da técnica endovascular: “Diminui as complicações cirúrgicas, a mortalidade, os pacientes recebem alta mais cedo e voltam antes às atividades diárias”, explica.

O Dr. Antônio Carlos cita, como exemplo, a cirurgia de correção de aneurisma de aorta abdominal, primeira a ser feita com a técnica. A cirurgia tradicional leva de três a cinco horas, já a endovascular é realizada em uma hora aproximadamente.

Na tradicional, o paciente pode precisar de cinco a dez dias de UTI, já na endovascular o tempo de UTI é de um dia e, em 72 horas, o paciente já pode receber alta.

Na forma tradicional, a cirurgia é feita com abertura do abdômen para substituição da parte doente por uma prótese. Na endovascular, o cirurgião insere catéteres por pequenas incisões nas virilhas e libera uma prótese internamente. “O procedimento é mais rápido, sem necessidade de abrir o abdômen do paciente”, afirma o cirurgião.

Segundo o Dr. Antônio Carlos, a técnica criada nos anos 1990 é uma mudança de paradigma em relação às cirurgias tradicionais e é, cada vez mais, a primeira opção dos cirurgiões vasculares. Afinal, a cirurgia endovascular proporciona mais segurança e benefícios para os pacientes.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular