A função da meia elástica na prática de exercícios físicos

O uso da meia elástica é uma terapêutica prescrita pelos cirurgiões vasculares e angiologistas para o tratamento de problemas de varizes, inchaços nos membros inferiores e para prevenção e tratamento de tromboses venosas. Mas qual o motivo desta indicação?

O Dr. Antônio Carlos Souza, angiologista da Angiomedi, explica que, quando o homem evoluiu para a posição bípede, tornou-se inevitável o excesso de peso sobre a musculatura e as veias. Essa situação, com o passar do tempo, pode levar à formação de varizes, inchaço, fadiga muscular etc. “A meia elástica age como coadjuvante para evitar o agravamento do problema”, explica o médico, lembrando que os seres humanos são os únicos bípedes que têm a espessura da pele da perna semelhante ao resto da pele no corpo. Nas aves, por exemplo, esta parte do corpo é bem mais rígida, com o objetivo de proteger a região, além de diminuir o risco de problemas circulatórios e edemas.

Mas, voltando à questão do uso das meias elásticas, no final da década de 80 começou-se a questionar se a utilização não ajudaria no desempenho dos atletas. Foi então que os primeiros estudos tiveram início com o objetivo de demonstrar que o uso das meias elásticas poderia melhorar não só o desempenho, mas também a recuperação dos atletas. De acordo com o Dr. Antonio Carlos, os que utilizavam as meias elásticas para correr ou para a prática do ciclismo teriam várias vantagens. Uma delas seria, naturalmente, a proteção da pele contra pequenos traumas, otimizando a circulação, com menos sintomas dolorosos após o exercício e estabilizando as articulações. “Muitas pessoas que utilizam as meias para fazer atividades físicas relatam maior conforto, menos dores e câimbras, melhora na performance e contam que depois que começaram a utilizar essas meias de compressão elástica também obtiveram menos lesões”, conta o angiologista.

Outro benefício da utilização das meias de compressão graduada durante a atividade física, principalmente na corrida, seria a menor vibração da musculatura durante o impacto, e isso se desdobraria em otimização de desempenho e menos fadiga muscular após os exercícios.

Porém, quando essas constatações foram levadas para o protocolo de estudos científicos, principalmente entre atletas de alta performance, a maioria delas não se comprovou. Por isso, ainda existem muitas dúvidas do real efeito dessas meias na população de atletas de alto desempenho. Por outro lado, quando se analisa pessoas que fazem treinamentos amadores, o benefício referido pelos usuários é inegável. Além de que não se tem, quando prescrita – obviamente – por um profissional médico, relatos de que a utilização cause algum prejuízo, algum mal à saúde. “O que nós estamos falando aqui é do benefício da meia elástica para as pessoas saudáveis. Ela é vantajosa em termos de proteção, com menos lesões, maior rapidez na recuperação e relata-se, inclusive, um melhor desempenho”, completa o Dr. Antonio Carlos.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular