Suas artérias podem estar mais envelhecidas do que você imagina!

Saiba como descobrir sua idade vascular

Você sabia que, muitas vezes, o envelhecimento das artérias pode estar muito mais avançado do que deveria para a idade registrada em sua certidão de nascimento? O motivo é que, quanto mais endurecidos estiverem os vasos sanguíneos, mais propensas as pessoas estarão a problemas de saúde, como ataques cardíacos ou derrames. Por isso, todos os hábitos ruins, adquiridos durante anos, como sedentarismo e ingestão excessiva de comidas gordurosas, podem mascarar a idade real do indivíduo na identidade, mas serem denunciados por exames.

Segundo o cirurgião vascular do Centro Integrado de Angiologia (ANGIOMEDI), Dr. Antônio Carlos de Souza, existem estudos que possibilitam descobrir a idade vascular do paciente. “Podemos identificá-la por meio de uma ultrassonografia da parede do vaso, onde medimos o complexo médio intimal da artéria carótida. Quando há o espessamento dela, pode-se sugerir a existência da doença aterosclerótica, que é considerada um fator de risco cardiovascular e está correlacionada com a idade das artérias”, explica.

A aterosclerose ocorre quando existe o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde, tais como infarto e acidente vascular cerebral. Ela está relacionada a fatores de risco cardiovasculares como: ser do sexo masculino, ter histórico familiar de acidente vascular cerebral ou de infarto, fumar, ter diabete melito, entre outros.

Segundo o Dr. Antônio Carlos, é importante fazer o exame quando um angiologista solicitar, pois ele vai possibilitar que o paciente e o médico descubram, precocemente, problemas que possam se agravar com o passar do tempo. “A intervenção rápida sobre os fatores de risco modificáveis vai permitir que, por meio da prevenção, o paciente possa retardar ou reverter o progresso de um espessamento já existente, a fim de evitar complicações mais sérias”, afirma o angiologista.

O Dr. Antônio Carlos também explica que existem outras maneiras de detectar o envelhecimento precoce das artérias. “O médico pode avaliar combinados fatores de risco como idade, tabagismo, hipertensão, colesterol e diabetes. Com essas informações, ele pode ter uma ideia de como está a idade vascular do paciente e orientar o tratamento mais adequado, quando for necessário. Existem, inclusive, calculadoras online que fazem este cálculo, como a do site: http://www.quipu.eu/vascular-age-calculator/”, explica o médico.

Para se prevenir da aterosclerose, é importante manter hábitos saudáveis, como se alimentar de forma balanceada, evitando comidas gordurosas e com excesso de sal, praticar exercícios físicos regulares, controlar a pressão sanguínea e manter-se longe do cigarro, do consumo de bebidas alcoólicas e evitar o estresse. Pessoas que apresentam fatores de risco ou histórico familiar devem fazer acompanhamento médico periódico desde a adolescência. Já aqueles que não apresentam risco devem começar o acompanhamento a partir dos 35 anos.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular