Tudo que a grávida precisa saber sobre varizes

É muita gente com esse problema. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 30% das pessoas, em todo o mundo, sofrem de varizes. As maiores vítimas são as mulheres (70%). No Brasil, são mais de 40 milhões de vítimas, sendo que 60% são do sexo feminino.

As grávidas não estão livres, muito pelo contrário. As varizes fazem parte da lista dos problemas que mais incomodam nessa fase. Pesquisas apontam que uma em cada três gestantes reclama disso. É normal? Dá para evitar? Traz riscos para a mãe e o bebê? Você acessou o local certo para entender melhor o assunto. O cirurgião vascular e diretor técnico da Angiomedi (Centro Integrado de Angiologia), no Distrito Federal, Dr. Antonio Carlos de Souza, esclarece as dúvidas.

O que são as varizes?

Primeiro é preciso compreender o funcionamento do organismo. O coração é responsável por bombear o sangue para o resto do corpo. O caminho de ida é feito pelas artérias. O outro (volta do sangue para o coração) ocorre pelas veias. Surge a pergunta: como vencer a gravidade? Nas veias há válvulas que, após a passagem do sangue, se estreitam de forma a impedir o retorno dele para as pernas. O problema é que essas válvulas podem se afrouxar e alargar, com o tempo. É aí que surgem as varizes. São veias dilatadas, alongadas e elevadas.

A gravidez provoca varizes?

A gestação é um dos mais importantes fatores desencadeadores de varizes. Vários fatores característicos desse período levam à dilatação das veias:

  • aumento excessivo de peso;
  • elevação da quantidade de sangue em circulação;
  • alteração hormonal (aumento da produção de progesterona, hormônio que prepara o útero para receber o óvulo);
  • peso do útero (o aumento do órgão comprime as veias localizadas no abdômen).

Vale ressaltar que a hereditariedade também influencia. Com isso, gestantes já com essa herança têm mais chances de desenvolverem o problema. A má notícia é que o número de varizes aumenta com o número de gestações da mulher. A boa notícia é que algumas varizes que aparecem durante a gestação desaparecem após o parto.

Elas sempre aparecem na gravidez?

Nem sempre, mas por conta de tantas alterações no organismo a probabilidade existe. Você percebeu o surgimento de varizes? Calma! Não precisa se desesperar. Trata-se de um sinal normal nesse período. Em geral, elas aparecem nas pernas, porém há registros de ocorrências em outros locais, como as virilhas.

As varizes representam risco durante a gestação?

Em regra, não. Mas vale destacar um detalhe: existe uma doença chamada Trombose Venosa Profunda (TVP), provocada pela coagulação do sangue. Aparece, inclusive, em pessoas com varizes. Por isso, a necessidade da gestante estar atenta a tudo de diferente que aconteça e manter o médico informado sobre dores e inchaços.

Há como prevenir?

Sim. A gestante pode adotar alguns hábitos para inibir o aparecimento ou agravamento daquelas varizes já existentes. Entre eles:

  • alimentar-se equilibradamente para manter o peso;
  • evitar pressão excessiva sobre as pernas;
  • mudar de posição (sentada ou em pé);
  • procurar deitar-se, sempre que possível, sobre o lado esquerdo, porque isso impede que o útero comprima a veia cava, localizada do lado oposto;
  • dormir com as pernas mais elevadas que o restante do corpo;
  • realizar movimentos alternados de “flexionar e estender” as pernas para ativar a circulação.

Como aliviar o desconforto?

  • fazer compressas de gelo na região (o gelo contrai as veias e alivia a dor);
  • utilizar meias elásticas, desde que prescritas pelo médico;
  • procurar o especialista em situação de inchaços excessivos e sensação de quentura;

Depois da gravidez elas desaparecem?

A tendência é que sumam após o parto. As chances são muito pequenas quando as varizes já existiam antes da gestação.

O Dr. Antonio Carlos de Souza explica que o ideal é a mulher procurar um angiologista uns seis meses depois do nascimento do bebê. “Durante a consulta, o médico faz uma avaliação para verificar a condição das varizes a serem tratadas. A partir daí, ele tem condições de escolher o melhor tipo de tratamento. Há, por exemplo, técnicas a laser. Quando a situação é considerada mais avançada, há possibilidade de remover as varizes por meio de cirurgia”, esclarece o especialista.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular