Você sabe o que são as “manchas da melancolia”?

O nome pode até confundir, mas tais manchas nada têm a ver com um estado emocional, pelo menos não comprovadamente. É, na verdade, uma condição em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas roxas, que não doem e que pode ter diferentes tamanhos.

E quais são as causas?

As manchas tanto podem ser causadas pela ruptura de capilares, que são pequenos vasos do sistema circulatório, ou por um distúrbio das plaquetas. A ruptura se dá, nas formas simples, geralmente ocasionada por traumatismo na pele ou nas mucosas e ainda podem decorrer de uso de medicamentos, reações alérgicas, hormonais e genéticas, assim como deficiência de vitamina C e envelhecimento. Em alguns casos, como já falamos aqui, não é possível determinar uma causa específica.

Nada comum

A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil, e é mais comum entre as mulheres. Já as crianças podem apresentar uma forma aguda da doença, por conta de quadros infecciosos virais.

E os sintomas?

Os sintomas mais comuns são as manchas roxas na pele e nas mucosas, que aparecem após um trauma ou até espontaneamente. Em mulheres e crianças, elas surgem normalmente nas pernas e coxas sem traumatismos ou com traumatismos de mínima intensidade. Com o passar do tempo, vão mudando de tonalidade e passam do roxo ao marrom e ao amarelado, até desaparecerem.

É grave?

Normalmente não. Mas, em casos onde o problema se estende por mais tempo, além das manchas roxas, ainda pode haver sangramento no nariz, gengivas ou gastrointestinais e no trato urinário, além de dores nas pernas e nas articulações e, nos casos ainda mais graves, hemorragias ou coagulação mais lenta do sangue. Mais raramente ocorrem edemas e dores nas pernas e hemorragias menstruais.

E o diagnóstico?

Uma investigação clínica apurada irá revelar se o extravasamento sanguíneo é único ou se existem outros e buscará as causas. Este diagnóstico é importante porque outras enfermidades, como AIDS, lúpus, leucemias e certas infecções virais, também podem causar a queda no número das plaquetas, uma das causas apontadas para o aparecimento das manchas.

Como são tratadas?

A causa irá determinar o tratamento. Sintomaticamente, podem ser usados alguns cremes ou pomadas com o objetivo de facilitar a reabsorção do sangue extravasado.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

 

2 Comentários. Deixe novo

  • María aparecida de andrade passos
    15/02/2021 15:05

    Bom minha filha teve uns vermelho e roxo ñ perna só ela depois q bebe nasceu daí ñ hospital esqueceram bolsa dentro dela daí enterraram ela p tirar a placenta dela só q ela perdeu mto sangue daí ele deram sangue p ele ñ veia .Será tem algum problema sobre esse sangue q ele recebeu ñ hospital

    Responder
    • angiolomed
      31/03/2021 08:12

      Olá! Para saber mais sobre os valores de consultas e procedimentos, por gentileza, entre em contato com a Angiomedi: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp).
      Agradecemos o seu contato.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular