Chegou a hora de fazer seu check-up Vascular

Cuidar da saúde é associar uma boa alimentação à prática de atividades que levem ao equilíbrio físico e mental e estar sempre à frente dos sintomas. Antecipar-se aos sinais das doenças significa não esperar que eles apareçam para só depois verificar como está o funcionamento do organismo e tomar as providências para corrigir possíveis falhas.

Quando se fala da importância do check-up, inclui-se também a necessidade de realizar, anualmente, uma avaliação para detectar doenças circulatórias, o chamado Check-up Vascular. Trata-se de um Programa criado, em 2015, pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) a ser implantado em todo o Brasil, mas que muita gente ainda desconhece e, pior, não sabe a importância que tem.

A simples visita, uma vez por ano, ao angiologista/cirurgião vascular faz toda a diferença. A conversa no consultório e a realização de exames laboratoriais e de imagens (rápidos e indolores) permitem ao profissional descobrir a existência de doenças que, inicialmente, não apresentam sintomas, mas futuramente podem comprometer, e muito, a vida do paciente. Diabetes e hipertensão estão na lista de moléstias silenciosas e perigosas.

Quando nessa triagem não se detecta nenhuma patologia, o foco é fornecer as orientações que servem como prevenção. O especialista leva em conta sexo, idade, características, histórico familiar e outros fatores para listar tudo que ele pode fazer no dia a dia que garantirá qualidade de vida ao paciente.

Para se ter uma ideia da importância e eficiência do check-up vascular, basta dizer que ele é capaz de detectar doenças como Insuficiência Venosa Crônica (varizes nos membros inferiores), Doença Aterosclerótica (estreitamento das artérias), Trombose Venosa Profunda (causada pela coagulação do sangue no interior das veias) e Aneurismas (dilatação anormal de uma artéria responsável por irrigar o cérebro).

Procure o angiologista, regularmente, para se prevenir de doenças circulatórias. O nosso sistema circulatório é complexo e necessita de cuidados. Estar de olho para que o transporte de oxigênio, sangue e nutrientes não apresente falhas e, se apresentar, corrigi-las o quanto antes é a decisão correta.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente. Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente. A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes. A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular