Entenda o porquê de reabilitar o paciente de insuficiência venosa

Uma engrenagem que funciona ininterruptamente para manter o funcionamento de uma máquina de alta complexidade: assim podemos definir o sistema circulatório, responsável por transportar o sangue do coração às demais partes do corpo e, em seguida, das extremidades até o órgão vital que faz o bombeamento. Para isso, os vasos condutores precisam estar com suas estruturas saudáveis, caso contrário, o sangue não consegue ir e voltar com fluidez.

A disfunção das veias, mais frequente nas pernas, é um dos problemas que podem comprometer o processo. É chamada de insuficiência venosa. Em resumo, ocorre quando as veias apresentam defeitos nas válvulas que mantém o fluxo do sangue para cima, que acaba acumulado nos membros inferiores. Um problema que compromete a qualidade de vida do paciente e, se não tratado, pode ter o quadro agravado ao ponto de se tornar uma insuficiência venosa crônica. A insuficiência venosa sobrecarrega o sistema linfático, responsável por drenar o líquido que permanece fora dos vasos sanguíneos.

Os sinais e sintomas da doença venosa podem até parecer inofensivos, mas não são. Sensação de peso e cansaço nas pernas, queimação, inchaço, coceira, dor, cãibras e manchas na pele são os mais comuns e já se mostram suficientes para exigir a interferência médica. Essa interferência significa reabilitar esse paciente para impedir que ele sofra com perdas funcionais. Isso é fundamental.

Dentro deste propósito, trabalha-se hoje, também, com a fisioterapia vascular, usada na reabilitação, por meio de exercícios terapêuticos e de drenagem linfática manual, procedimentos voltados a reduzir as alterações vasculares e a estagnação sanguínea e oferecer ganhos ao retorno venoso. No final, há uma melhora do quadro clínico de forma a evitar perdas funcionais do indivíduo.

O trabalho dispõe de um protocolo com as etapas bem definidas do procedimento: aquecimento, treinamento e relaxamento. A fase inicial consiste em elevar o fluxo sanguíneo muscular e o consumo de oxigênio dentro do patamar mínimo de atividade de um organismo em completo repouso. Neste momento desenvolvem-se técnicas de alongamento para possibilitar a amplitude do movimento e melhorar as funções corporais.

Em seguida, há atividades de fortalecimento direcionadas à melhora na ejeção do volume venoso e na elevação da resistência muscular da panturrilha e das atividades do dia a dia. E por fim, ocorre o processo de desaceleração gradual dos exercícios, que promove a queda dos estímulos nervosos simpáticos e aumento dos parassimpáticos e leva à vasoconstrição periférica. A drenagem linfática manual, não invasiva, oferece resultados positivos.

Na busca da reabilitação, fala-se também nos reflexos positivos da hidroterapia. A base é também na fisioterapia, só que na água. Os exercícios têm beneficiado a execução das tarefas e o condicionamento físico e, como consequência, diminuído a sensação de fadiga. Isso sem falar nas vantagens psicológicas.

Entende-se que, hoje, não se pode pensar apenas na prescrição de medicamentos para aliviar os sintomas enquanto o organismo estiver sob o efeito das substâncias. Tratar é buscar formas alternativas e associadas a um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar para impedir que a doença provoque limitações físicas e alterações psicológicas e emocionais, que comprometam o seu dia a dia. Tratar é reabilitar – literalmente, habilitar novamente – o paciente a exercer as atividades rotineiras, inclusive as laborais, como antes do problema vascular.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

3 Comentários. Deixe novo

  • Izabel Maria Pereira de Jesus Canola
    14/07/2022 23:08

    Tudo que eu mais queria era um médico deste no momento que estou vivendo. Doença venosa cronica nos menbros inferiores com coceira, inchaço e lesões avermelhada na pele, sem contar com manchas escuras nos calcanhares.

    Responder
    • angiolomed
      21/07/2022 14:13

      Olá. Como podemos ajudar? Para uma resposta mais rápida, por favor, entre em contato pelos números: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp)

      Responder
  • Kelly Cristina
    18/08/2022 05:29

    Descobrir insuficiência venosa trabalho como cozinheira numa escola infantil gostaria de saber tenho direito de ser reabilitada ,cozinho para 350 pessoas muito tempo em pé ,o que faz com que minhas pernas inchem ,doem demais e estão ficando com manchas roxas

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular