Cuidado com as viagens longas

O fim de ano chegou e, nesta época, é natural que as famílias se preparem para viajar em dezembro e janeiro. Escolher o destino, período, transporte e hospedagem estão entre os itens mais importantes. Mas, e o check-up vascular, já providenciou?

O que esta avaliação tem a ver com sua viagem? O angiologista e cirurgião vascular da Angiomedi, Dr. Antonio Carlos Souza, explica com detalhes.

A precaução deve ser adotada por quem fará viagens mais demoradas, de pelo menos 4 horas. Quer exemplos?

  • São Paulo – Rio Grande do Sul: média de 18h (carro) ;
  • Belém/PA – Teresina/PI: média de 14h (carro) ;
  • Brasília – Estados Unidos: média de 12h de voo;
  • Brasília – Espanha: média de 10h de voo.

Consegue imaginar como fica a circulação sanguínea em percursos como esses? Permanecer por tanto tempo na mesma posição é um “terreno fértil” para a ocorrência de Trombose Venosa Profunda (TVP), que pode agravar para uma embolia pulmonar, patologia que pode levar à morte.

O simples fato de ficar sentado já dificulta o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Quando o tempo nesta posição se estende por horas e horas, o esforço do sangue para concluir o caminho de volta é muito maior. E, com isso, aumentam-se as chances de formação de coágulos em veias profundas das pernas, a chamada TVP.

Essa situação provoca dores, vermelhidão, inchaço e sensação de peso e cansaço nos pés e tornozelos.

O risco de complicação está na possibilidade de um desses trombos (coágulos) se desprender do vaso e ser levado pela corrente sanguínea até o pulmão, que configura a embolia pulmonar. Essa pode ser fatal se o socorro não ocorrer o quanto antes.

Muitos casos de trombose venosa profunda são assintomáticos, o que dificulta a busca por um diagnóstico e o início do tratamento. Sem falar nos casos em que a pessoa percebe os sintomas, mas, por não saber da gravidade, não busca se consultar com um profissional quando chega ao destino.

O ideal é antes de viajar marcar uma visita ao angiologista/cirurgião vascular. Ele avaliará as condições dos vasos sanguíneos, investigará se há fatores de risco da doença. Entre eles: histórico familiar de trombose venosa profunda e embolia pulmonar, idade, sedentarismo e tabagismo. Baseado nessas informações e nos resultados de exames, ele dará todas as orientações para evitar problemas.

Seguem algumas dicas para antes e durante a viagem:

  • use roupas leves;
  • verifique com seu médico se pode usar meias elásticas de compressão;
  • beba bastante água para hidratar os vasos sanguíneos;
  • faça movimentos circulares com os tornozelos e pés;
  • estique e dobre os joelhos;
  • se estiver de carro, faça algumas paradas para realizar alongamentos;
  • no avião, levante-se para ir ao banheiro ou simplesmente caminhar pelo corredor.

Faça seu check-up vascular, arrume as malas, siga as orientações e uma ótima viagem!

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular