Tratamento de aneurisma da aorta abdominal depende de características individuais

Cada pessoa, ao ser acometida pelo aneurisma da aorta abdominal, carrega consigo características individuais com inúmeras possibilidades de apresentação clínica, alterações anatômicas e outras doenças associadas. Por esse motivo, a escolha de qual ou quais tratamentos a serem adotados, levando em conta as suas vantagens e desvantagens, deve ser feita com cautela pelo médico especialista em angiologia e cirurgia vascular.

O tratamento, ainda, deve ser individualizado, cabendo ao médico levar em consideração a expectativa de vida do indivíduo, a avaliação de risco cirúrgico, a anatomia do aneurisma e, inclusive, a preferência do paciente.

Sobre a doença
É chamada de aneurisma a dilatação de uma artéria que ultrapasse em mais de uma vez e meia seu diâmetro original. Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer parte do corpo, no entanto, o aneurisma fora do território cerebral (chamado de periférico) mais comum é o da aorta abdominal, a maior artéria do corpo, que sai do coração, passa pelo tórax e abdome e distribui o sangue para todas as áreas.

Quando a doença ocorre na aorta abdominal, normalmente não apresenta manifestações, sintomas ou queixas. Logo, se não diagnosticado precocemente, um aneurisma da aorta abdominal já desenvolvido pode causar complicações graves à saúde do acometido. Entre elas, está a rotura ou rompimento da artéria dentro do abdome, o que pode ser fatal em até 80% dos casos.

Conheça os grupos que correm mais risco de sofrer um aneurisma da aorta abdominal:
Idosos;
Homens;
Fumantes;
Hipertensos.

Tipos de diagnóstico
O diagnóstico do aneurisma é feito inicialmente pelo exame físico realizado por um especialista e, em seguida, confirmado por exames que envolvem ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia da região abdominal. As imagens geradas por esses exames ajudam o médico a “ver” dentro da aorta e, assim, determinar a presença ou não da doença. Uma vez diagnosticado o problema, impõe-se o monitoramento de seu crescimento por meio dos mesmos exames.

Possibilidades de tratamento
O tratamento mais prescrito é o cirúrgico, em que, por meio da operação aberta, o aneurisma é excluído da circulação, evitando-se, assim, sua rotura.
Outra opção de tratamento é o endovascular, feito por incisão para introduzir uma prótese em direção à aorta abdominal. A indicação dessa modalidade de tratamento é reservada a pacientes com gravidade clínica avançada, cuja operação aberta convencional poderia trazer complicações.
Porém, tanto a operação aberta quanto a endovascular não são isentas de complicações — hematomas, infecções e deiscência são alguns exemplos delas. Apesar disso, um pós-operatório com cuidados especiais até a total reabilitação do paciente é fundamental e tem como objetivo diminuir tanto as complicações quanto a mortalidade nos indivíduos portadores de aneurisma da aorta abdominal, ainda que tratados.

Saiba mais sobre a Angiomedi
Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de criar um centro médico altamente especializado em saúde vascular. Assim aconteceu e, hoje, é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.
Sua missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes. Para isso, a Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal, úlceras de pernas e pés diabéticos, entre outros problemas.

3 Comentários. Deixe novo

  • srtlzpfqjo
    22/07/2020 21:26

    Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

    Responder
  • Rômulo Correa Fernandes
    21/02/2021 09:10

    Meu pai de 85 anos tem um aneurisma de aorta muito extenso. Ele precisa fazer o procedimento endovascular e não temos recursos para isso. Vocês fazem via SUS? Me ajudam a salvar meu pai.

    Responder
    • angiolomed
      31/03/2021 08:12

      Olá! Para saber mais sobre os valores de consultas e procedimentos, por gentileza, entre em contato com a Angiomedi: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp).
      Agradecemos o seu contato.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular