Frio e doenças circulatórias

Com a chegada do inverno, os sintomas das doenças circulatórias se intensificam. Os idosos são os que mais sofrem. Os casos de infartos e acidentes vasculares cerebrais, os AVCs, relacionados aos problemas de circulação, também aumentam.

Os diabéticos sofrem com o agravamento da falta de sensibilidade nas extremidades do corpo, especialmente pés e mãos. O frio faz com que as artérias sofram contração e isto prejudica a circulação.

De acordo com o angiologista da Angiomedi, Dr. Antonio Carlos Souza, o primeiro conselho é que as pessoas que já sofrem com problemas arteriais evitem a exposição a baixas temperaturas e que se protejam com roupas quentes, agasalhos, luvas, toucas e meias. “Durante o inverno, o organismo tem que trabalhar mais para manter o corpo aquecido e em funcionamento. O frio contribui com a vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro do vaso sanguíneo, que prejudica a circulação”, explica o médico. Ele ainda completa que o aumento do número de infecções respiratórias sobrecarrega o sistema cardiovascular, o que gera aumento do risco de infarto agudo do miocárdio e de acidentes vasculares cerebrais.

O importante é que em qualquer uma destas situações, associadas ao tempo frio, a pessoa procure um angiologista ou cirurgião vascular, que é o profissional mais adequado para identificar os problemas e o melhor tratamento.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular