Como me alimentar se tenho pressão baixa

A pressão arterial baixa, também conhecida como hipotensão, quando se apresenta de forma constante, deve ser atendida e monitorada, não só por um especialista, mas também pelo próprio paciente, que deve vigiar seu estado de saúde. Além de seguir ao pé da letra as indicações de nosso médico, podemos tomar outras medidas para subir a tensão arterial baixa, entre elas, fazendo mudanças em nossa dieta.

Instruções
1- Os principais problemas que causam uma pressão arterial baixa são o cansaço e esgotamento frequente, a debilidade, as dores de cabeça e as incomodidades que acompanham as temperaturas baixas. Além disso, nos momentos em que a pressão cai muito, corre-se o risco de desmaio, o que pode produzir complicações no caso de uma queda perigosa.

Por isso, não só é importante seguir as indicações de nosso doutor, mas também convém fazer algumas mudanças alimentares para melhorar o nível da pressão.

2- Para começar, é recomendável sempre tomar um bom café da manhã de forma nutritiva, pois o jejum prolongado pode fazer que a pressão baixe mais do que o normal, causando mal-estar no paciente.

3- É importante que você incorpore na sua dieta diária bebidas com cafeína que sejam saudáveis, como por exemplo o café e o chá, especialmente no café da manhã e após muitas horas sem se alimentar. A cafeína aumenta nossa frequência cardíaca, melhorando os níveis da pressão arterial.

Durante uma queda na tensão, você pode beber refrigerante, mas como essa é uma bebida tão pouco saudável não se recomenda seu consumo habitual.

4- O chocolate, devido ao seu conteúdo de teobromina, também é uma boa alternativa para subir a pressão arterial baixa, pois também melhora a frequência cardíaca. Prefira sempre o chocolate negro, que não só é mais saudável, mas também contém mais cacau, portanto é bem mais benéfico.

5- Inclua em sua dieta o sal levando em consideração que nunca deve se exceder. Sabemos que o sal, de fato, é um dos principais responsáveis pela tensão arterial alta, mas em casos onde a pressão é muito baixa, um pouco de sal nos pratos pode ajudar.

6- Beber água é muito importante para evitar episódios onde a tensão arterial baixe muito. A hidratação correta é fundamental para quem sofre desta condição.

7- Devido ao seu conteúdo de sal, recomenda-se incorporar à dieta frios com baixo teor de gordura como o peru, queijos curados e alimentos em conserva como as azeitonas, os pepinos ou os berbigões.

8- O alcaçuz é uma excelente opção, não só para melhorar os episódios de tensão arterial baixa, mas também para manter a pressão em um bom nível. Você pode consumi-lo em infusões, especialmente nos dias de maior risco, como dias de muito calor.

9- Por último, você pode acrescentar alecrim nas carnes enquanto as cozinha, pois esta planta ajuda a manter em ótimo estado os níveis de tensão arterial. Também é possível consumi-lo em infusões para melhorar seu estado.

10- Este artigo é meramente informativo. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte: Saúde.uma

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular