6 dicas para cuidar da saúde vascular na gravidez

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher, mas também é um período em que o corpo passa por muitas mudanças, incluindo relacionadas à circulação sanguínea. 

Diversos problemas vasculares podem surgir durante a gestação, como varizes e inchaço nas pernas. Porém, a boa notícia é que existem cuidados que podem ser tomados para prevenir esses problemas.

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de adaptações hormonais e físicas para facilitar o crescimento do bebê. 

A seguir, separamos algumas dicas para ajudar a manter uma boa circulação sanguínea nesta fase tão importante para as gestantes.

Como manter uma boa circulação sanguínea na gestação

  1. Realize o pré-natal: esta é a base de uma gestação saudável. Consulte seu médico regularmente para avaliar sua saúde vascular e a do bebê.
  2. Faça atividades físicas: manter-se ativa com atividades de baixo impacto, como caminhadas leves ou natação, é importante para sua saúde vascular. Consulte o seu médico para saber qual atividade é ideal para você. 
  3. Evite ficar em pé ou sentada por muito tempo: assim, você evita sobrecarga das veias. Faça pausas para caminhar e alongar as pernas regularmente.
  4. Mantenha-se hidratada: a desidratação pode tornar o sangue mais espesso, aumentando o risco de coágulos.
  5. Evite roupas apertadas: opte por roupas confortáveis e elásticas, especialmente na região abdominal e nas pernas, para facilitar a circulação.
  6. Mantenha uma dieta saudável: ter uma dieta equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais, pode evitar o ganho excessivo de peso e promover uma boa circulação sanguínea.

Monitorar a saúde vascular é essencial

É muito importante monitorar a saúde vascular da gestante durante toda a gravidez. 

Por isso, é fundamental dar atenção aos sinais como dor nas pernas, inchaço excessivo, vermelhidão ou calor na pele. 

Ao notar qualquer um desses sintomas, recomendamos buscar imediatamente o seu médico, pois podem ser indicativos de problemas vasculares que requerem atenção.

A gestação é um momento especial e, com os cuidados adequados, é possível manter uma circulação sanguínea saudável da mãe e do bebê. 

Sobre a Clínica Angiomedi

A Clínica Angiomedi surgiu com o intuito de tornar-se um centro médico altamente especializado em saúde vascular. Isso inclui a prevenção, o diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios. Seus serviços são inovadores e de qualidade, buscando satisfazer os clientes e colaboradores, respeitando a comunidade e o meio ambiente. Agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular