Será que são varizes?

As varizes podem se manifestar em qualquer parte do corpo, mas é geralmente nos membros inferiores, nas pernas, que elas aparecem com mais frequência. Mas como identificar se o que você vê nas suas pernas são varizes ou “vasinhos”? A primeira indicação é procurar o profissional que irá dar o diagnóstico certo: um angiologista ou cirurgião vascular.

Por que nos membros inferiores?

Nesta área do corpo é mais difícil o retorno do sangue, já que o processo vai contra a gravidade. Funciona da seguinte forma: um sistema de válvulas no interior das veias facilita este retorno. Depois que o sangue é jogado para cima, as válvulas se fecham e não deixam que o sangue retorne. Mas, com o tempo, o trabalho de todos os dias contra a gravidade provoca desgaste nas estruturas. E, com isso, a pressão das veias aumenta nas pernas e elas se dilatam. Essa dilatação é que leva o nome de varizes.

Já os chamados microvasinhos acontecem mais frequentemente e surgem dúvidas se podem se transformar em varizes. O nome médico é telangiectasias, e são veias muito finas que têm entre 0,5 e 1,5 milímetros, aproximadamente, e que podem causar dor e queimação, além da insatisfação estética. Mas fiquem tranquilos, pois elas não se tornarão varizes.

Sintomas

Os sintomas mais comuns das varizes nas pernas que se deve observar são:

• dor;
• veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• coceira;
• cãibras;
• sensação de cansaço nas pernas;
• sensação de peso;
• inchaço ao final do dia, principalmente nos tornozelos;
• agrupamentos de finos vasos avermelhados.

Caso tenha esses sintomas, é essencial a avaliação de um médico especialista. De acordo com o Dr. Antonio Carlos Souza, angiologista da Angiomedi, a melhor maneira de prevenir as varizes é adotar alguns bons hábitos. “Evitar o excesso de peso, fazer exercícios físicos aeróbicos com frequência e evitar exercícios com muita carga, se existe a predisposição genética às varizes. A alimentação balanceada, a hidratação e o uso de meias elásticas também ajudam”, aconselha o Dr. Antônio Carlos.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular