Saiba como evitar problemas de circulação

Angiomedi responde e ensina como se prevenir

Para que o nosso organismo funcione plenamente, é necessário que a circulação sanguínea esteja atuando a todo o vapor, uma vez que ela é responsável por distribuir nutrientes pelo corpo e eliminar as toxinas por meio dos rins. Mas algumas doenças podem indicar que o sistema circulatório não está funcionando bem. As principais são: varizes, hipertensão arterial, aneurisma e a aterosclerose que pode terminar em acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC, e em infarto.

Segundo o cirurgião vascular do Centro Integrado de Angiologia (ANGIOMEDI), o Dr. Antônio Carlos de Souza, se a pessoa desconfiar que possa ter alguma das doenças citadas, ela deve procurar um médico imediatamente para investigar. “O Angiologista é o especialista que cuida da circulação periférica. A dor é um sintoma de alerta. Se estiver doendo alguma estrutura do corpo, é porque ela está sendo agredida. Quanto mais cedo o enfermo começar o tratamento, mais chances ele terá de se curar”, explica.

Na maioria dos casos, essas doenças podem ser prevenidas por meio de hábitos de vida saudáveis. Confira abaixo as dicas da ANGIOMEDI para evitar os principais problemas circulatórios.

Varizes
Muitas vezes, elas são causadas pelo histórico familiar e a idade. Mesmo assim, é possível minimizar o problema ou evitá-lo. Entre as formas de prevenção estão:

• praticar atividade física;
• emagrecer;
• evitar o uso de roupas apertadas;
• elevar as pernas sempre que possível e evitar longos períodos em pé ou sentado;
• usar meias de compressão para controlar as varizes.

Hipertensão
A doença é herdada dos pais, em 90% dos casos. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, sal em excesso, níveis altos de colesterol, sedentarismo e diabetes.

Aneurisma da Aorta
O diagnóstico e tratamento precoce podem aumentar em 95% o sucesso dos casos, mas nos casos tratados na emergência o percentual cai para 50%. Como ela é uma doença com falta de sintomas anteriores, a única maneira de prevenir o seu aparecimento é diminuindo os fatores de risco. Por isso é fundamental adotar uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, controlar a pressão e não ser sedentário.

Aterosclerose
Para se prevenir, a receita é manter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e prática de exercícios regulares. O Dr. Antônio Carlos conta que a atividade física é um importante fator preventivo. “A doença é totalmente evitável, prevenível e tratável, e as atividades físicas – sempre após avaliação médica – entram tanto na prevenção, quanto no tratamento”, explica.

Além da prática de esportes, é importante controlar a alimentação, evitando comidas gordurosas e com excesso de sal, controlar a pressão sanguínea e monitorar a quantidade de gordura no sangue. Manter-se longe do cigarro, do consumo de bebidas alcoólicas e evitar o estresse também ajudam a manter a saúde das artérias.

Pessoas que apresentam fatores de risco ou histórico familiar devem fazer acompanhamento médico periódico desde a adolescência. Já aqueles que não apresentam risco devem começar o acompanhamento a partir dos 35 anos.

AVC e Infarto
A prevenção é feita basicamente com o controle dos fatores de risco da aterosclerose: controle da pressão, controle do diabetes, controle do colesterol e do peso. Isto pode ser feito com atividade física e alimentação balanceada, evitando gorduras e bebidas alcoólicas em excesso. É recomendável verificar a pressão pelo menos uma vez ao ano, principalmente para aqueles que têm histórico familiar de pressão alta. A cada cinco anos, é preciso medir o nível de colesterol no sangue. Se houver alta nos índices, deve ser feito o tratamento e o monitoramento em intervalos menores.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular