O nome popular é este mesmo, já o nome científico é telangiectasia. São pequenos vasos dilatados na pele em volta de uma vaso central e que podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mais frequentemente na face, ao redor do nariz, bochechas, queixo e branco dos olhos. Acontecem também nas pernas, ocasionando desconforto estético.
O motivo do nome popular é que esses capilares, veias dilatadas, se parecem com uma aranha. Não se sabe ao certo todas as causas, mas fatores hormonais podem estar envolvidos e isso justificaria a frequência maior em mulheres, principalmente durante a gravidez.
Sintomas e Diagnóstico
Em geral, as aranhas vasculares aparecem como manchas azuis avermelhadas assintomáticas, mas podem sangrar quando feridas ou traumatizadas. O angiologista da Angiomedi, Dr. Antonio Carlos de Souza, explica que o diagnóstico é feito por meio do exame físico, da observação da lesão. “Além disso, podem ser necessários outros exames para diagnosticar a causa que estaria desencadeando as aranhas, por exemplo doenças hepáticas e síndromes genéticas”, explica o médico. Ele ainda completa que, além da marca visível sob a pele, algumas pessoas relatam sentir dor e ardor.
Causas
As principais causas são de natureza genética, mas o uso excessivo de álcool, envelhecimento, gravidez e muita exposição ao sol podem agravar a predisposição.
Tratamento
Geralmente podem ser eliminadas por escleroterapia, que é a injeção local de um produto agressivo para a parede dos capilares, que conduz à oclusão e reabsorção dos vasos. Já o tratamento com laser é também eficaz, mas áreas grandes requerem diversos tratamentos. A luz intensa pulsada pode ser usada em aranhas vasculares pequenas. Esse método é semelhante à terapia laser, mas a luz é aplicada em pequenos pulsos. Aranhas vasculares pequenas podem persistir ou reaparecer depois do tratamento inicial.
Saiba mais sobre a Angiomedi
A clínica foi fundada em 2013 com o objetivo de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. Hoje, a Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios. A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta que contribua para a melhoria da saúde vascular dos pacientes.
Sobre o Dr. Antonio Carlos de Souza
Diretor Técnico da Clínica Angiomedi. Formado em Medicina pela Universidade de Brasília. Fez Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo. Foi médico assistente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde.
1 Comentário. Deixe novo
Muito bem explicado. Obrigada!