Altas temperaturas do verão aumentam chances de desenvolvimento de doenças vasculares

O verão tem a tradição de trazer para os amantes da estação passeios em praias e rios, roupas leves e curtas e tempo de descanso e despreocupação. No entanto, as altas temperaturas ainda requerem cuidados específicos com a saúde, o que não se refere apenas ao uso do protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares aumentam em até 30% no verão, um efeito das altas temperaturas sobre a circulação do corpo.

Com o calor, ocorre o processo de vasodilatação, em que os vasos sanguíneos dilatam-se e provocam uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Além de estar relacionado a sintomas como cansaço, sensação de peso na região, câimbras, dor e edemas, o fenômeno da vasodilatação ainda pode provocar o aparecimento de varizes e outros problemas circulatórios como edema linfático, insuficiência venosa crônica e trombose venosa profunda.

Cuidados

Se não há como evitar o aumento das temperaturas, alguns cuidados devem ser tomados para que não surjam problemas de saúde vascular. De início, a hidratação é um ponto chave para a prevenção porque, com o calor, o corpo sua mais. Outro comportamento comum em festas e comemorações de verão é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que também favorece a desidratação.

O consumo excessivo de sódio, por sua vez, aumenta a pressão arterial. Além disso, o aumento do peso também é um fator de risco, o que reforça a importância da boa alimentação. Evite comidas gordurosas e opte por saladas e carne branca. E, se for ingerir bebidas alcoólicas, alterne com o consumo de água, água de coco, isotônicos ou sucos de frutas.

A atividade física também desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde vascular no verão, já que, além de auxiliar na perda de peso, faz com que o corpo se movimente. No entanto, evite fazê-la em horários de maior exposição solar. Se seu trabalho exige que você fique sentado por muito tempo, é recomendado que se faça movimentos com as pernas e que se levante e ande durante o expediente. Mas, se você trabalha em pé, não se mantenha parado e procure descansar quando puder.

Por fim, mantenha a pele sempre hidratada. Além de evitar problemas dermatológicos e diminuir os efeitos da exposição ao sol, a hidratação também pode impedir o surgimento de fissuras na pele, uma consequência da vasodilatação oportuna para infecções.

E quem já sofre com doenças vasculares?

Se você já sofre com algum tipo de doença vascular, é importante, além de seguir as recomendações gerais de prevenção, procurar um especialista antes de encarar o verão. A partir de uma avaliação, o profissional poderá fazer outras orientações, como o uso de meias elásticas de compressão e tratamentos a laser para varizes, a depender das características de cada paciente.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de criar um centro médico altamente especializado em saúde vascular. Assim aconteceu e, hoje, é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

Sua missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes. Para isso, a Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal, úlceras de pernas e pés diabéticos, entre outros problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular