5 tipos de tratamento para varizes que você precisa conhecer

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem surgir nas pernas e causar desconforto estético e, em alguns casos, sintomas dolorosos. Felizmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para combater esse problema vascular comum. 

  1. Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento minimamente invasivo e altamente eficaz para tratar varizes pequenas e médias. Durante o procedimento, um médico injeta uma substância esclerosante diretamente nas varizes. Isso faz com que as paredes das veias se colem, interrompendo o fluxo sanguíneo e levando à absorção da variz pelo corpo ao longo do tempo. A escleroterapia é geralmente bem tolerada e não requer anestesia.

  1. Ablação com Laser

A ablação com laser é um tratamento a laser usado para tratar varizes maiores e mais profundas. Durante o procedimento, uma fibra ótica é inserida na veia afetada e o laser emite energia térmica, que fecha a veia. Essa técnica é menos invasiva do que a cirurgia tradicional de remoção de varizes e oferece um tempo de recuperação mais rápido.

  1. Cirurgia de Remoção de Varizes

Em casos mais graves de varizes, a cirurgia de remoção de varizes pode ser necessária. Este procedimento envolve a retirada das varizes das pernas por meio de incisões cirúrgicas. Embora seja mais invasivo do que os métodos mencionados anteriormente, pode ser a melhor opção em certas situações, especialmente quando as varizes são muito grandes ou estão causando complicações, como úlceras.

  1. Terapia de Compressão

A terapia de compressão é um tratamento conservador usado tanto como medida preventiva, quanto para aliviar os sintomas das varizes. Envolve o uso de meias de compressão graduada que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas, reduzindo a pressão nas veias e aliviando a sensação de peso e dor. Embora não curem varizes, as meias de compressão podem ser uma parte importante do tratamento.

  1. Mudanças no Estilo de Vida

Além dos tratamentos médicos, fazer algumas mudanças no estilo de vida pode ajudar a prevenir e gerenciar as varizes. Isso inclui a prática regular de exercícios, como caminhadas e natação, para fortalecer os músculos das pernas e melhorar a circulação sanguínea. Também é importante manter um peso saudável, elevar as pernas sempre que possível, evitar ficar em pé ou sentado por longos períodos e usar sapatos confortáveis.

Lembrando que o tratamento mais adequado para as varizes depende do tamanho, da localização e da gravidade do problema, bem como das condições de saúde do paciente. Portanto, é fundamental consultar um médico especializado em doenças vasculares para avaliar a situação e discutir as opções de tratamento disponíveis.

Sobre a Clínica Angiomedi

A Clínica Angiomedi surgiu com o intuito de tornar-se um centro médico altamente especializado em saúde vascular. Isso inclui a prevenção, o diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios. Seus serviços são inovadores e de qualidade, buscando satisfazer os clientes e colaboradores, respeitando a comunidade e o meio ambiente.

 

2 Comentários. Deixe novo

  • Leila Magda custódio
    27/03/2024 19:55

    Sou cardíaca sofri 2 infarto sou diabética, tenho pressão baixa, estou com má circulação,pode fazer algo 🙏😢

    Responder
    • angiolomed
      10/04/2024 14:49

      Olá. Para uma resposta mais rápida, por favor, entre em contato pelos números: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp)

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular