O que você precisa saber sobre o tratamento de varizes com espuma densa

Os dados chamam a atenção. Só no Brasil, a estimativa é de que 45% das mulheres e 30% dos homens tenham varizes, que são veias dilatadas por alterações na circulação sanguínea, normalmente nos membros inferiores. Os sintomas são dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

As causas das varizes não são totalmente definidas, mas há predisposição genética, por isso, quem tem casos na família precisa ter mais cuidado, como evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, praticar atividades físicas constantes e controlar a alimentação, já que o excesso de peso também prejudica a circulação sanguínea.

E se a má notícia é o número de pessoas com varizes, o bom é que novos tratamentos prometem resultados eficazes e com menos riscos. Se até um tempo atrás só a cirurgia era eficiente para o tratamento das varizes mais grossas, hoje, com a escleroterapia ecoguiada com espuma, conhecida como injeção de espuma densa, é possível o tratamento com uma técnica pouco invasiva e eficaz que pode ser realizada no consultório, sem cortes, internação e nem anestesia.

Saiba mais sobre a técnica:

  1. O médico, responsável pela aplicação, cirurgião vascular ou angiologista, prepara a seringa com o medicamento em formato de espuma, guiado ou não por um ultrassom.
  2. A substância se expande e gruda nas paredes internas do vaso, empurrando o sangue para fora. Sem sangue, a veia vai secar com o tempo.
  3. Após o procedimento, é necessário o uso de meia elástica.
  4. O paciente sai andando do consultório e não precisa de repouso.
  5. A pele próxima à área tratada pode ficar escura, mas a mancha costuma desaparecer em até três meses. Caso isto não aconteça, pode ser necessário consultar um dermatologista que irá indicar um tratamento para clarear a pele.
  6. Apesar da eficiência e simplicidade, assim como na cirurgia de varizes, a escleroterapia com espuma gera risco de trombose venosa e embolia, que pode provocar o deslocamento de coágulos pelo corpo até atingirem o pulmão, por exemplo. Por isso, a técnica só deve ser realizada por angiologistas ou cirurgiões vasculares com bastante experiência e depois de uma análise cuidadosa da saúde do paciente.
  7. O médico é quem deve avaliar a quantidade de sessões necessária para cada paciente.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

3 Comentários. Deixe novo

  • Manoel Brandão Neto
    02/12/2020 01:50

    Gostei muito das informações sobre o assunto de tratamento das veias tipo safena com problemas circulatório.

    Responder
  • Manoel Brandão Neto
    02/12/2020 22:31

    Como no caso da esclerosterapia com injeção de espuma tem risco de formar coágulo não é prudente tomar um anti coagulante tipo Marevan?

    Responder
    • angiolomed
      14/12/2020 15:09

      Olá! Para saber mais sobre os valores de consultas e procedimentos, por gentileza, entre em contato com a Angiomedi: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp).
      Agradecemos o seu contato.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular