Saiba tudo sobre Medicina Personalizada

Ainda são inúmeros os mistérios que o corpo humano esconde da Ciência, sem dúvida alguma. Os segredos guardados “a sete chaves” em virtude da rica complexidade das estruturas microscópicas do organismo aguçam os especialistas de todo o mundo que permanecem famintos atrás de respostas. Incontestáveis também são as incontáveis conquistas nos últimos anos que têm garantido o progresso da saúde humana.

O que seríamos sem os antibióticos para detonar bactérias causadoras de doenças – que tanto já mataram e hoje têm seu potencial ofensivo muito ou totalmente reduzido? O que dizer da vacina, um instrumento tão eficaz no controle, combate e prevenção de centenas de patologias? Importante lembrar ainda os avanços científicos com medicamentos, equipamentos, técnicas e procedimentos que têm resultado no aumento da expectativa de vida, inclusive, com qualidade.

Em 2003, um grande passo foi dado na genética e, consequentemente, em outras pesquisas. O Projeto Genoma permitiu o sequenciamento do gene humano, uma verificação das informações fisiológicas das pessoas. Quinze anos depois as incansáveis e constantes investigações nesse ramo levaram a um novo modelo médico chamado Medicina Personalizada, considerada uma luz no fim do túnel.

Atualmente, ainda predomina a preocupação com os dados clínicos do paciente seja no diagnóstico, tratamento ou prevenção. A Medicina Personalizada inclui a constituição genética, os aspectos físicos, psíquicos, emocionais e até socioambientais. O olhar individualizado remete, automaticamente, a respostas mais precisas sobre a real predisposição a doenças e diagnósticos e tratamentos com melhores direcionamentos. Isso sem falar na chance de averiguar como é o processo de metabolização do medicamento por um determinado organismo.

Imagine que seu médico tenha todos esses tipos de informações sobre você, e não apenas nome, idade, estado civil, número de filhos e histórico de doenças. O fato de ele agregar o conhecimento “genético” permite alertar sobre a possibilidade do surgimento de determinada doença em algum momento da vida e reduzir significativamente a margem de erro nos diagnósticos e tratamentos. Quanto ao uso de medicamentos, por exemplo, é possível escolher a substância que seu organismo melhor metaboliza para maior efetividade.

Quantos pacientes recebem o mesmo tipo de droga e alguns não apresentam melhora? Esse é um processo natural, visto que nem todo organismo reage igualmente aos medicamentos, o que leva a diversas tentativas de acerto por um longo período, às vezes tão demorado que a doença avança.

Quem muito tem comemorado a realidade da Medicina Preventiva é a Oncologia, principalmente por possibilitar a interação com moléculas específicas. O diferencial está em ofertar procedimentos considerando não só tipo e localização do câncer, mas as especificidades do tumor.

Diante deste novo cenário, há disponíveis testes genéticos realizados de forma rápida e não invasiva. Uma amostra de saliva é suficiente para codificar os genes e fazer o mapa genético que, com precisão, expõe ao médico se o paciente dele tem ou não chances de desenvolver um determinado câncer ao longo da vida e qual a probabilidade de isso ocorrer, o risco de reincidência da doença e o tratamento que será mais eficiente.

Estaria o homem prestes a desvendar os mistérios do corpo humano? Seria a Medicina Personalizada o caminho para acabar com doenças como as degenerativas e os diversos tipos de câncer, que tanto amedrontam a sociedade? Esses são questionamentos para os quais só o tempo dará as respostas. Porém, os avanços têm mostrado que muito se tem a ganhar ao considerar que na complexidade da anatomia humana estão a particularidade do organismo e a integralidade do homem.

Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?

O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.

Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).

É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.

A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular