Acredite! O trauma é a segunda causa de morte em todo o mundo, e as vítimas têm até 40 anos de idade. A Organização Mundial de Saúde o considera uma doença, que, de acordo com as estatísticas – inclusive essa que mostra que há pessoas tão jovens perdendo a vida, reflete não só uma triste realidade de saúde pública, mas também de cunho socioeconômico.
Diante da importância do tema e, principalmente, no intuito de esclarecê-lo, o angiologista e cirurgião vascular da Clínica Angiomedi Brasília, Dr. Antonio Carlos de Souza, ressalta vários aspectos importantes:
- O trauma vascular caracteriza-se pela lesão parcial ou total do vaso. Pode determinar: hemorragia, isquemia (falta de sangue para os tecidos irrigados), ou formar um hematoma. O risco maior de vida se dá na síndrome hemorrágica e, ao contrário, da perda do membro no caso da isquemia.
- Os principais responsáveis por esse tipo de trauma são a violência (armas de fogo, brancas e outros objetos perfurantes, cortantes e contundentes ) e os acidentes de trânsito (colisões, capotamentos etc.) e de trabalho. Sabe-se que os ferimentos penetrantes representam 90% dos casos.
- Os traumas são a causa de morte imediata mais comum no trauma abdominal. Importante ressaltar que os ferimentos provocados por arma de fogo levam, na maior parte das vezes, aos danos intra-abdominais, em virtude da extensão de sua trajetória.
- Esses são casos considerados graves e emergenciais. Com isso requerem a busca pelo atendimento imediato, visto que cada minuto é crucial neste tipo de situação. A medida mais importante é a compressão no local do sangramento até o atendimento final. Seja por compressão manual, curativo compressivo ou torniquete. Entretanto, no trauma abdominal essa possibilidade de compressão é limitada.
- O ideal é que o paciente vá direto para um hospital preparado para atender traumas. Nas centrais de trauma geralmente existe uma equipe multiprofissional, inclusive com cirurgião vascular presente ou alcançável.
- Os principais sinais que facilitam o diagnóstico são: hemorragia (aponta para a área lesada), hematoma e falta de circulação: frialdade, palidez e ausência de pulsos distais à lesão.
- Na ausência de sinais clínicos, o profissional lança mão de exames complementares para localizar e verificar a situação real das lesões.
- O tratamento dos traumatismos vasculares é basicamente cirúrgico. O profissional realiza operação aberta (convencional) por procedimento endovascular.
- O cenário é de preocupação, sem dúvida. O fato de os traumas vasculares terem a violência como causa predominante exige um tratamento diferenciado. Ao contrário das patologias, as quais são combatidas pelo avanço de pesquisas e pelo constante trabalho de prevenção, os traumas – sob o aspecto da criminalidade, são sequelas de uma sociedade desestruturada. E por que não dizer, no seu íntimo, necessitada de socorro.
Quem é o Dr. Antonio Carlos de Souza?
O diretor técnico da Clínica Angiomedi, em Brasília, tem um currículo que o torna grande conhecedor na especialidade. Formou-se, em 1992, em Medicina pela Universidade de Brasília. A Residência Médica em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Angiologia ocorreu de 1993 a 1996. E não parou por aí. Concluiu o Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, em 2001.
Marcou participação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-RP, onde foi médico assistente.
Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e atual vice-diretor de Defesa Profissional. É também membro da IVS (Independent Vascular Services).
É professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília e coordenador do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde, onde também foi docente.
A dedicação ao estudo em educação médica e à assistência médica em Angiologia e Cirurgia Vascular não pára, visto que está sempre em busca de atualizações para beneficiar os pacientes.
Saiba mais sobre a Angiomedi
Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.
A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.
A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.
2 Comentários. Deixe novo
Eu sofrir um acidente com arma de fogo a 8 anos atrás , eu tive um trauma vascular! Graças a Deus nao precisou optar a perna !
Mas a minha pergunta é qual são os riscos q ainda tenho ??
Olá. Como podemos ajudar? Para uma resposta mais rápida, por favor, entre em contato pelos números: (61) 3244-7592 | 3244-6831 | 99993-0038 (WhatsApp)