Conheça as cinco maneiras de manter a pressão arterial sob controle

Dores no peito e na cabeça, tonturas e zumbido no ouvido são sintomas comuns de um problema que atinge um em cada três brasileiros em idade adulta no Brasil: a hipertensão. A doença é silenciosa e, quando não está controlada, é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Quando a pressão arterial ultrapassa de forma consistente os 140/90 mmHg, considera-se que a pessoa tem hipertensão. Para evitar complicações, o ideal é mantê-la a 12 por 8. Confira abaixo algumas dicas que vão deixá-la sob controle:

Alimente-se adequadamente

Um dos fatores que mais afetam a hipertensão é a alimentação. O sódio leva à retenção de líquidos que, mesmo sem causar inchaço, aumenta o volume de sangue no corpo, que pressiona as artérias e eleva a pressão arterial. Por isso é recomendado evitar a ingestão de mais de dois gramas de sal por dia e de alimentos fritos e industrializados, como os embutidos, além de evitar bebidas alcoólicas. Aumentar o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite e seus derivados, garantindo uma ingestão adequada de fibras, potássio, cálcio e magnésio, também ajuda, pois reduz a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol no organismo, que são causadores da doença.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercício físico regularmente, como caminhada ou corrida, pelo menos três vezes por semana, é indicado para reduzir a pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos. Mas é importante evitar se exercitar sob o sol muito forte ou em locais muito abafados e quentes e também evitar a atividade física se estiver indisposto ou com dor de cabeça e cansaço intenso.

Hidrate-se

Quem sofre com a pressão alta deve aumentar o consumo de água, bebendo entre 2 litros e 2,5 litros por dia, uma vez que o líquido ajuda a regular a pressão sanguínea. Quando não ingerimos uma quantidade suficiente de água, nosso organismo compensa retendo sódio e fechando alguns dos capilares sanguíneos que têm acesso a músculos e à pele, provocando um aumento da pressão arterial como um todo.

Não fume

O hábito de fumar aumenta a pressão sanguínea, deixando o fumante mais propenso a desenvolver a hipertensão e ter doenças do coração. O risco de ter um ataque cardíaco sobe conforme o número de cigarros e o tempo do vício.

Relaxe

Um dia estressante depois de uma noite ruim de sono pode ser uma combinação maléfica para a pressão arterial, como mostra um estudo feito por cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eles concluíram que a falta de horas de sono pode afetar a pressão sanguínea, deixando pessoas mais propensas a problemas cardiovasculares, como pressão alta, infarto e derrame.

De acordo com o cirurgião vascular do Centro Integrado de Angiologia Vascular (ANGIOMEDI), o Dr. Antônio Carlos de Souza, quem tem hipertensão deve consultar um angiologista com regularidade. “O médico irá fazer o controle da doença por meio de exames e medicamentos, além de indicar o tratamento medicamentoso específico para cada caso, que vai manter a pressão no seu nível normal”, explica o médico.

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular