7 dicas para fazer seu sangue fluir melhor

Fadiga constante, pés e mãos frios, respiração curta e dores nos pés ou pernas ao caminhar. Esses são alguns sintomas que podem indicar que seu sangue não está circulando como deveria. Uma boa circulação é essencial para a oxigenação das células e a remoção de dióxido de carbono e de outras toxinas do organismo. A circulação também inclui a parte linfática, que integra o sistema imunológico. Por isso, circulação e saúde são assuntos intimamente relacionados.

Veja abaixo sete dicas para fazer seu sangue fluir melhor:

1) Mexa-se:
Faça 30 minutos de exercícios físicos por dia. Se o seu trabalho exige que você fique muito tempo sentado, levante-se de hora em hora para se alongar e se movimentar um pouco.

2) Beba mais água
A água melhora a circulação sanguínea. Álcool e refrigerantes não.

3) Alimente-se bem
Assim como os exercícios fazem bem para os músculos, a alimentação atua sobre o tônus dos vasos sanguíneos. Uma alimentação ruim prejudica o tônus dos vasos sanguíneos e isso significa sobrecarga para o coração, que precisará fazer mais esforço para bombear o sangue.

Evite excesso de sal, açúcar e gordura e inclua mais frutas e vegetais na dieta. Coma também alimentos ricos em ômega 3 como peixes, óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola), castanhas e nozes e vegetais de folhas verde-escuro. Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, além de combater a pressão alta, entre outros benefícios.

4) Pare de fumar
O uso de nicotina é uma das principais causas de problema as circulatórios. E um alerta para as mulheres: estudos recentes comprovam que fumar causa celulite.

5) Coloque os pés para cima

Essa posição facilita a circulação de retorno, ou seja, a volta do sangue venoso das pernas para o coração.

6) Tomar um banho morno
Aproveite e massageie o corpo sob a água, principalmente a planta dos pés. Ajuda fazer o sangue circular melhor.

7) Gerencie seu estresse.
Além de fazer mal para a saúde em geral, o estresse também pode levar a problemas circulatórios. Portanto, procure dormir bem, tenha um hobby e aprenda técnicas de relaxamento (exercícios respiratórios, por exemplo) para usar sempre que for necessário.

Fonte: TAD

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular