Menos agressivos e de rápida recuperação: conheça os tratamentos a laser para varizes

Causando dor, incômodo e inchaço, as varizes podem ser sinal de desconforto para muita gente. Do ponto de vista estético então, nem se fala. Muitas mulheres, por exemplo, se sentem constrangidas em andar com as pernas descobertas devido ao problema. Por muito tempo, o único tratamento para o problema era por via cirúrgica, demandando internação e maiores períodos de repouso. No entanto, a medicina se desenvolveu, e hoje já temos outras opções. Entre elas estão os tratamentos com laser.

Apresentando como vantagens menos agressividade, menor tempo de recuperação e menor risco de complicações, os tratamentos desse tipo costumam ser rápidos, e muitas vezes a pessoa pode andar no mesmo dia. São dois tipos de procedimento: a cirurgia realizada com laser endovenoso, indicada para dilatações em veias perfurantes e safenas, e o laser transdérmico, com indicação para varizes menores e os famosos “vasinhos” vermelhos, denominados telangiectasias. Trataremos abaixo dos dois tratamentos com maiores detalhes.

Laser endovenoso

O grande diferencial desse tratamento é que nele o laser atua dentro das veias, transmitido de forma direta na corrente sanguínea. Com a punção de uma agulha ou uma pequena incisão, o feixe de luz produzirá calor que provocará lesões nas células internas das veias problemáticas. Como resultado, temos a coagulação do sangue nessas veias, que irão cicatrizar e se inativar.

A alta seletividade proporcionada pelo feixe de luz de grande intensidade dá mais segurança ao procedimento, atuando na área demandada sem colocar em risco as regiões próximas de sua atuação. Isso significa que as áreas ao redor das veias são preservadas, demandando uma recuperação menor. A cirurgia requer anestesia local, podendo ser feita também a sedação. Requer apenas um dia de repouso, com pouco sangramento e o melhor: sem cicatrizes.

Laser transdérmico

Ao contrário do procedimento anterior, em que o laser atua diretamente na corrente sanguínea, no tratamento com laser transdérmico, a luz é aplicada sobre a pele. O resultado é a contração da veia, com a inativação do vaso. Se no método anterior uma das grandes vantagens era a ausência de cicatrizes, nesse não há nem sangramento ou qualquer tipo de perfuração.

Ainda assim, é importante lembrar que as indicações dos procedimentos são diferentes, sendo esse apenas para veias menores e superficiais. Isso não significa, porém, que não cause dor. Dessa forma, pode-se alterar os padrões do laser para que o desconforto seja amenizado, ou mesmo combinar o procedimento com a crioterapia, que resfria a pele.

Vantagens e indicações

Apresentando-se como uma alternativa à cirurgia convencional, o tratamento a laser tem como principais vantagens a rapidez na recuperação, menor exposição à dor, menos possibilidade de complicações pós-operatórias, sem chances de deixar cicatriz, além de mínima agressão a quem se submete.

Assim, esses tratamentos são indicados a quem apresenta os sintomas típicos das complicações das varizes, mesmo após terem se submetido a tratamento clínico. A pessoa será direcionada para o procedimento pelo especialista, após exame clínico e de imagem, verificando todas as possibilidades e condições disponíveis. Porém existem contraindicações. Pacientes gestantes e pessoas que passaram por problemas de trombose venosa recentemente não podem passar pelo tratamento.

É sempre importante destacar que o cirurgião vascular é o único capaz de avaliar o problema e realizar o procedimento.

Saiba mais sobre a Angiomedi

Tudo começou em 2013, quando o cirurgião vascular Dr. Antonio Carlos de Souza fundou a unidade com o intuito de ser um centro médico altamente especializado em saúde vascular. E assim aconteceu e é realidade. A Clínica Angiomedi conta com um trabalho diferenciado voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos circulatórios.

A missão é agregar respeito, humanização, responsabilidade, inovação e personalização para prestar um atendimento de ponta, que contribua com a melhoria da saúde vascular dos pacientes.

A Clínica Angiomedi oferece o que há de mais moderno e eficaz no tratamento de varizes, aneurismas de aorta abdominal e úlceras de pernas e pés diabéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Angiologia e Tratamentos Vasculares em Brasília

Sua saúde vascular em boas mãos!

Prevenção
Diagnóstico
Procedimentos vasculares
Tratamento de problemas circulatórios
Check-up vascular